Daiana Camillo
Dia do Trabalhador
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que neste dia 1º de maio, os ônibus da Capital irão circular com o passe livre. A tabela horária utilizada será a de feriados. Além disso, para quem preferir andar pela cidade de táxi, a tarifa será cobrada na bandeira dois.Para quem preferir andar de carro, uma dica é conferir a lista divulgada pela EPTC que divulga os locais onde há bloqueio total ou parcial da circulação de veículos. As ruas bloqueadas podem ser consultadas nesta guia, que mostra inclusive até que dia os trabalhos serão realizados. Os horários em que serão feitos os reparos é das 9h às 17h, o que pode causar transtornos, principalmente em horários de pico.
Você pode acompanhar a movimentação dos principais pontos da cidade pelo twitter oficial da empresa @EPTC_POA ou pelo site da Triunfo Concepa, que mostra inclusive o número de carros por minuto nas principais cidades além de Porto Alegre.
Sábado de vacinação
Cerca de 150 mil pessoas já foram aos postos de saúde realizar sua vacina. Crédito da imagem: Samuel Maciel / Correio do Povo
Com esta decisão, o passe livre do sábado do dia D da vacinação contra a gripe que ocorrerá no dia 30 foi cancelado. A passagem será cobrada integralmente no valor de R$ 3,75 para os coletivos e R$ 5,60 para as lotações. Cerca de duzentas mil pessoas do grupo de risco que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até cinco anos de idade, gestantes, mulheres que deram a luz à menos de 45 dias e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou transmissíveis, entre outras condições clínicas serão afetadas. Estima-se que cerca de 142 unidades de saúde estejam distribuindo vacinas em vários pontos da cidade e a orientação é de que a população dirija-se aos postos de seus bairros, evitando assim as filas e a superlotação dos locais centrais. Entretanto, o cronograma não será abalado pela falta de passe livre e a imunização ocorrerá normalmente, dentro do horário previsto, das 8h às 17h. É recomendável que os pacientes levem atestados comprovando suas condições (no caso de doença) ou sua carteira de identidade no caso de crianças e idosos.
Para mais informações sobre itinerários, linhas, horários dos coletivos e até mesmo o intervalo previsto entre uma viagem e outra, basta ligar para o Alô Prefeitura no 156 ou para a EPTC no 118. Pela internet, basta acessar ao site do Poa Transporte ou na página da EPTC, que fornece as informações sobre todos os consórcios presentes em Porto Alegre. Também há a opção dos trens, catamarãs e lotações para se deslocar pela cidade no sábado. No domingo, dia 1, todos estes meios irão circular com tabela de domingo/feriados, por isso é bom ficar atento e consultar seus horários, evitando grandes esperas e transtornos maiores.
Secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, fala sobre o dia D da vacinação. Créditos: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário